sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Investigando a fiação elétrica.

À primeira vista, a parte elétrica de um carro é um bicho de sete cabeças que nós pensamos que nunca devemos colocar a mão, sob o risco de fazer algo parar de funcionar e liquidar o carro. Você procura o diagrama elétrico do carro e tudo o que você encontra é uma verdadeira tortura visual, com aquele monte de linhas cruzando o desenho e você pensa: melhor mesmo é deixar para um especialista...

Se insistir um pouco mais, você vai perceber que as coisas não são tão complicadas assim. São muitos fios, mas um para cada coisa. Então, com um pouco de paciência, você consegue instalar por conta própria algum módulo de conforto, alarme, etc...

Mexer com a parte elétrica ainda tem mais um grande empecilho: acabar com a garantia do carro. Bom, isso é verdade, portanto, se não quiser arriscar a garantia do veículo, não tente fazer nenhuma modificação no carro!!

Ferramentas necessárias:

Multímetro: é o equipamento mais indicado para fazer as aferições de fiação. Na imagem, demonstro uma forma bastante simples para testar um fio. Deve-se tomar cuidado de manter os dedos afastados da agulha para não se espetar! Use uma borracha escolar para apoiar o fio no momento que for espetá-lo.

Testador de circuito: caso não possua um multímetro, é uma opção um pouco mais barata e bastante eficiente. Há um led que indica a polaridade do fio.

Testador caseiro: é a opção mais simples e barata, porém pode ser perigosa se não for bem construído. O princípio de funcionamento é semelhante ao do Testador que é vendido nas lojas: utiliza-se uma garra jacaré para prender na lataria do carro, uma lâmpada de 12V e uma ponta de prova.

Chave de fenda
Chave Philips
Agulha fina
Fusíveis (não que seja comum queimar fusíveis, mas errar é humano)

Ao longo do texto me refiro ao multímetro como equipamento de referencia, que é o que eu uso regularmente, mas o mesmo se aplica para o teste com o testador de circuito.

Acessando e testando o cabeamento:

O meio mais fácil de acessar o cabeamento do carro (e onde você vai encontrar a maior parte dos fios) é na caixa de fusíveis. Então o primeiro passo é soltar o suporte de fusíveis, para acessar os fios com maior facilidade. Geralmente você só precisa desparafusar o suporte.

Com os fios expostos, é hora de começar os testes. A idéia é descobrir qual a função daquele fio. Um jeito não "invasivo" é um exame visual para associar em qual fusível o fio vai ligado (seguindo o terminal) e a partir daí verificar para qual equipamento aquele fusível está designado, verificando no mapa de fusíveis que tem na tampa da caixa.

Caso não seja possível determinar pela forma visual, a outra opção é espetar a capa do fio com a agulha e ligar ao multímetro e fazer a leitura de tensão ao acionar os equipamentos do carro até que o visor do multímetro apresente alguma variação, como um pulso ou apresente o valor da tensão da bateria (12V).
Exemplos:
*se o multímetro apresenta 0V e o visor indicar uma variação de valores (pulso) ao acionar a trava elétrica, aquele fio é da trava elétrica.
*se o multímetro apresentar 12V quando aciona o limpador de para brisa, aquele fio está associado ao limpador de para brisa, e assim por diante.

CUIDADO: se você estiver pensando em ligar um fio no positivo da bateria e conforme vai encostando você vê qual acessório é acionado, esqueça! Pode parecer bem lógico e eficaz, mas aí mora o perigo de queimar um equipamento do carro, gerar faíscas perigosas, além de você correr o risco de acionar um fio que não deveria, como do Air Bag...

Lembre-se: os fios ligados aos fusíveis são positivos, portanto não deixe um fio desses ou a ponta de provas ligada nele encostar na lataria do carro ou em alguma peça metálica nua, ou você terá um curto circuito e queimará o fusível.
Perceba, a ponta de provas negativa, pode ser conectada em qualquer superfície metálica (sem tinta) da lataria do carro, ou algum parafuso que tenha contato direto com a lataria.

Algumas pessoas fazem um pequeno corte com um estilete para fazer o teste, mas eu particularmente não gosto, pois o local onde o fio é cortado fica mais suscetível a dobramento, que fatalmente expõe o condutor.

Coletando as informações.

Todos os fios que você testar, recomendo que você anote detalhadamente a cor dele (se for amarelo com roxo, amarelo com riscos verde, verde com rosa, branco com pintinha preta) e qual equipamento aquele fio está associado. Fazendo isso, quando for necessário instalar qualquer equipamento no futuro, você não vai precisar testar todos os fios novamente.

Fazendo uma boa conexão.

CUIDADO: Fazer alterações na fiação do carro pode invalidar a garantia. Então, precisamos ter o máximo de cuidado quando estamos mexendo no carro para ter certeza do que estamos fazendo (Se for para perder a garantia, que seja feito de um jeito que não precise dela depois). Uma forma de fazer um serviço confiável na parte elétrica do carro é não cortar o fio original e fazer uma emenda como a que mostro nas fotos abaixo. Isso te ajuda a evitar que se faça uma ligação incorreta de fios.

1. Com a ajuda de um alicate de desencapar fio ou um estilete, faça um corte transversal no isolamento do fio e exponha o condutor, afastando a capa. Existem outras formas de expor o condutor, por exemplo fazendo um corte longitudinal na capa do fio.

2. O fio verde é o fio que se quer adicionar: desencape a ponta (em torno de 2,5cm), separe em dois ramos e enrole-as no condutor principal.

3. Dessa forma, você terá uma conexão bastante confiável e firme entre os dois fios. Se possível faça uma solda com estanho nessa emenda.

4. Arremate a emenda com uma camada generosa de fita isolante de boa qualidade.

Com essas dicas, será possível encontrar todos os fios necessários para instalação de módulos de conforto, alarmes e etc.

Um ótimo trabalho a todos e até o próximo Dia de Garagem!